Monsanto lança primeira semente de milho para refúgio | Canal Rural

Monsanto lança primeira semente de milho para refúgio

Cinco híbridos estarão disponíveis no mercado já na próxima safra de verão, mas empresa não divulgou valores, nem volume de produção

Fonte: Rodolfo Richter/Redentora (RS)

A partir da safra 2016/2017, o híbrido de milho RefúgioMax poderá ser usado como alternativa para o cultivo em áreas de refúgio nas propriedades. A Monsanto lançou a marca nesta quarta, dia 3, em uma coletiva de imprensa durante a ShowRural Coopavel, em Cascavel, no Paraná. Cinco híbridos estarão disponíveis no mercado já na próxima safra de verão

As sementes RefúgioMax serão comercializadas pelas três marcas de milho da empresa: Dekalb, Sementes Agroceres e Agroeste. 

O lançamento é uma estratégia para estimular o produtor de milho a semear a áreas de refúgio, de acordo com o gerente de Biotecnologia de Milho da Monsanto, Guilherme Lobato. Ele explica que o refúgio deve ser de 10% da área cultivada de milho BT e com distância máxima de 800 metros. Lobato afirma que a prática de cultivo de milho convencional em lavouras BT é indispensável para a manutenção da tecnologia que oferece resistência às lagartas. 

Não foi divulgado o valor do investimento e nem o volume que a multinacional pretende produzir da marca RefúgioMax. O representante da empresa enfatizou que as sementes para o refúgio vão ter ciclos semelhantes aos dos híbridos BT. 

A Monsanto vai continuar comercializando outras marcas de milho convencional no país. Por enquanto, a empresa adiou o projeto de lançar no Brasil as sementes de refúgio que já vêm misturadas aos híbridos BT, como acontece nos Estados Unidos.

Sair da versão mobile