Na parcial de agosto, exportação de trigo já tem 2ª maior marca da história

BOLETIM AGROEXPORT

Na parcial de agosto, exportação de trigo já tem 2ª maior marca da história

Brasil busca diminuir dependência da importação de trigo

Nesta edição do Agroexport, foi abordado o cenário do comércio internacional de trigo e suas implicações para o Brasil. O diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, trouxe insights sobre as importações e exportações de trigo, destacando a transformação que o país está vivenciando.

O Brasil consome cerca de dez a doze milhões de toneladas de trigo anualmente, enquanto produz apenas metade desse montante, tornando-se dependente de importações para suprir sua demanda. No entanto, os últimos anos testemunharam um aumento na produção de trigo no país.

Ferreira revelou que a produção de trigo saltou de 5 milhões de toneladas em 2019 para mais de dez milhões de toneladas em 2022. Esse crescimento se mantém em 2023, indicando que a produção dobrará em cinco anos. Essa evolução levanta discussões sobre a autossuficiência na produção de trigo no Brasil.

Um fator importante nesse contexto é a balança comercial do trigo. Historicamente dominada por importações, a situação está mudando. Em 2019, o Brasil importou 560 mil toneladas de trigo, representando uma fração pequena de suas necessidades. Porém, em 2022, o país surpreendeu ao exportar três milhões de toneladas de trigo, marcando um recorde absoluto. Essa tendência de aumento nas exportações é evidenciada também em 2023, com expectativas de superar os números do ano anterior.

No momento atual, com base nos dados até a terceira semana de agosto, as importações de trigo somam 2,49 milhões de toneladas, indicando um recuo significativo em comparação com os 5,71 milhões do ano anterior. Esse declínio é um indicador positivo do progresso rumo à autossuficiência. Em contrapartida, as exportações de trigo já atingiram dois milhões de toneladas até agora, sugerindo a possibilidade de ultrapassar o total de três milhões de toneladas exportadas no ano anterior.

A evolução do setor de trigo no Brasil não somente aponta para uma maior independência na produção, mas também para um potencial ativo no mercado de exportação. A colheita de trigo em agosto deste ano já revela números promissores: o país exportou 181 mil toneladas, em comparação com nenhuma exportação registrada no mesmo mês do ano anterior.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile