No Japão, Fávaro apresenta propostas por energia renovável e diversificação de comércio Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MISSÃO NA ÁSIA

No Japão, Fávaro apresenta propostas por energia renovável e diversificação de comércio

Ministro da Agricultura discutiu abertura de mercados e a importância do investimento em ações de sustentabilidade no Brasil

Na última quinta-feira (27), a missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se reuniu a representantes de empresas de diversos segmentos para apresentar as possibilidades da agropecuária brasileira que contribuem para reduzir a emissão de carbono no planeta e a segurança alimentar no mundo.

Turra: reverter suspensão de compras de produtos avícolas na Ásia é prioridade

Em relação à energia renovável, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se encontrou com o vice-presidente do Conselho de Administração da Toyota, Shigeru Hayakawa. Fávaro ressaltou que no governo do presidente Lula ocorreu o lançamento do carro flex no Brasil e, desde então, seus mandatos têm política de estímulo ao uso do combustível.

“Temos história e tecnologia. Temos um enorme potencial para a produção de etanol, seja a partir da cana ou do milho, com a agropecuária brasileira trabalhando em prol de uma energia mais limpa e renovável, sem queima de carvão. O Brasil vai fortalecer e avançar na rota do etanol como combustível veicular”, destacou.

Hayakawa salientou a importância do etanol para a estratégia de carbono neutro da empresa que busca cooperar na redução das emissões de gás carbônico (CO2) e, para isso, conta com o apoio do Brasil. Conforme o Mapa, a parceria entre os países deve celebrar a cooperação para o desenvolvimento e uso das tecnologias de combustíveis sustentáveis em ambos.

Ampliando a parceria

Diretor-presidente e CEO da Sumitomo (companhia presente em 66 países e regiões), Masayuki Hyodo destacou a importância das relações com o Brasil para as ações estratégicas da empresa, que tem histórico de atuação com a Agroamazônia.

No encontro, foi tratada a abertura de novos mercados entre Brasil e Japão e apresentada a possibilidade de a companhia investir na recuperação de pastagens de baixa produtividade no Brasil, permitindo a melhoria do solo e ganho de produtividade na produção de alimentos, com sequestro de carbono.

Na Ásia, Fávaro defende sistema de defesa sanitário brasileiro

A rodada também incluiu a reunião entre Fávaro e o presidente do Conselho de Administração da Mitsui & Co, Tatsuo Yasunaga, ocasião em que foram discutidas as possibilidades de diversificação do comércio entre os países, com abertura de mercados, e a importância do investimento em ações de sustentabilidade no Brasil que visam a redução da emissão de carbono no planeta.

A comitiva do Mapa deixa o Japão nesta sexta-feira e segue para a Arábia Saudita.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile