'Notícia boa', diz ministro sobre aumento da produção de arroz e feijão Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DADOS DA CONAB

'Notícia boa', diz ministro sobre aumento da produção de arroz e feijão

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, áreas de arroz e feijão vão crescer sem que outras culturas percam espaço

Paulo Teixeira
Brasília (DF) 10/08/2023 Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na CPI da Câmara que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que a boa notícia da safra 2023/24 é o aumento da produção de arroz e feijão.

Segundo ele, áreas de arroz e feijão vão crescer sem que outras culturas percam espaço. “Temos áreas degradadas e outras áreas que podemos produzir sem derrubar nenhuma área. Espero que também aumente a produção de frutas, mandioca, sem perdemos o recorde em soja e milho”, disse Teixeira.

De acordo com as estimativas da Conab, a área plantada com arroz no Brasil deve crescer 10,2% após 47 safras consecutivas de queda.

A lavoura de feijão deve avançar 1,9%, pela primeira vez desde a safra 2016/17. O volume produzido de arroz deve aumentar 12,8%, enquanto a produção de feijão tende a recuar 2,4%.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, atribui a alta às sinalizações, pelo governo federal, de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como compras públicas e garantia de preços mínimos. No caso do arroz, o fenômeno climático El Niño contribui para o aumento das lavouras já que é mais resistente que a soja às inundações.

Teixeira sugeriu no evento que a Conab possa futuramente também monitorar a produção de mandioca, frutas e demais alimentos para consumo doméstico e incluí-los em suas estatísticas.

Segundo o ministro, a pasta está estudando juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um programa para fomento de agroflorestas. “Queremos estimular a agricultura regenerativa”, disse.

Sair da versão mobile