Nova rota para a soja do Brasil será debatida nesta sexta no Fórum Soja Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Notícias - Soja Brasil

Nova rota para a soja do Brasil será debatida nesta sexta no Fórum Soja Brasil

Evento acontecerá no Sindicato Rural de Maracaju, no dia 26 de julho, a partir das 17h30. Confira os detalhes e como fazer a inscrição gratuita!

O primeiro Fórum Soja Brasil da safra 2019/2020 irá acontecer no município de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, no dia 26 de julho, a partir das 17h30 (horário local, ou 18h30 horário de Brasília). O tema escolhido para o encontro será: “Perspectivas a próxima safra, mercado e novas rotas de exportação”.

Novas rotas para a exportação da soja brasileira é um tema que vem sendo debatido constantemente em Mato Grosso do Sul, seja pela proximidade com o porto de Antofagasta, no Chile, seja pela dificuldade competitiva de transportar o grão do estado para os portos brasileiros.

Para abordar o tema e mostrar como andam as negociações para viabilizar a rota, chamada de bioceânica, o Soja Brasil convidou o representante do Ministério de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

“A ideia é oferecer ao produtor novas alternativas para escoamento do grão, que possam reduzir o uso do modal rodoviário e também a dependência dos portos de Santos e Paranaguá”, comenta.

Segundo ele, nos dias 21 e 22 de agosto acontecerá uma reunião entre representantes brasileiros, argentinos, chilenos e paraguaios, em Campo Grande (MS) para tratar dessas alternativas de novas rotas.

“De Antofagasta, no Chile. até a China o navio leva 35 dias. De Santos até a China o tempo aumenta para quase 50 dias. Se abrir esta alternativa geramos economia de tempo e competitividade para a soja do estado. Um contêiner de 20 pés, saindo de Antofagasta, até Xangai sai por US$ 520. Já de Santos o custo salta para US$ 2.300”, comenta.

Castro trará mais informações sobre o andamento das negociações e estudos a respeito deste caso durante sua palestra, que acontece nesta próxima sexta-feira, dia 26, em Maracaju. Foram convidados para também abordar a questão, o presidente da Aprosoja-MS, Juliano Schmaedecke e também o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruk.

O Sindicato Rural de Maracaju foi o local escolhido para receber este primeiro e importante evento, que contará com a mediação da apresentadora do Canal Rural, Kellen Severo. Um dos temas mais aguardados pelo público é justamente as perspectivas para esta nova temporada, que já chega com desafios para a comercialização, devido os preços mais baixos pagos pelo grão e a perspectiva de custos elevados.

Para abordar o tema ” Mercado e perspectivas para a safra”, o convidado é o analista Paulo Molinari, da consultoria Safras & Mercado. Entre os assuntos, o especialista irá abordar qual a tendência dos preços dos grãos e como o produtor deve se posicionar para aproveitar as oportunidades.

Para o painel técnico, o convidado é o pesquisador da Embrapa, José de Barros França Neto, que fará um debate sobre a importância da qualidade das sementes.

Como participar

Para participar deste 1º Fórum Soja Brasil da temporada, os interessados podem ir pessoalmente, através de um cadastro gratuito (clique no banner abaixo):

Ou pela internet, já que o evento será transmitido ao vivo,na íntegra, através do Facebook do Canal Rural e do Projeto Soja Brasil. Estes telespectadores poderão enviar suas perguntas e questionamento através do Whatsapp do Canal Rural.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile