Poder de compra de fertilizantes pelo agricultor melhora, diz Mosaic Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CENÁRIO

Poder de compra de fertilizantes pelo agricultor melhora, diz Mosaic

O preço dos fertilizantes no Brasil caiu 4% em dezembro, em relação a novembro, segundo dados da Mosaic Fertilizantes

importação de fertilizantes - boletim agroexport - gasto
Foto: Freepik

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), divulgado mensalmente pela Mosaic, fechou em 0,89 em dezembro de 2023, uma queda de 6% em relação a novembro (0,95).

O IPCF é um indicador que mostra a relação entre o custo dos fertilizantes e a receita das commodities agrícolas.

Quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca, o que significa que os agricultores têm mais condições de comprar fertilizantes.

O preço dos fertilizantes no Brasil caiu 4% em dezembro, em relação a novembro, segundo dados da Mosaic Fertilizantes.

A redução foi puxada principalmente pela ureia (-11%) e pelo cloreto de potássio (-6%). O fosfato monoamônico e o superfosfato simples, por sua vez, se mantiveram estáveis.

A melhora do IPCF também é resultado da redução de cerca de 3% nos preços das commodities agrícolas em relação ao mês anterior.

A cana-de-açúcar, com queda de cerca de 7%, liderou a queda. A soja, por sua vez, caiu em média 1%, com o mercado atento às produtividades do início da colheita no Brasil.

Já o valor do milho subiu cerca de 11%, devido à preocupação com uma safrinha menor. Com menos volume disponível no mercado, o preço do grão segue elevado. O algodão, por sua vez, manteve o preço estável de um mês para o outro.

O câmbio apresentou estabilidade de um mês para o outro, reagindo melhor em um cenário de menor risco global.

Sair da versão mobile