Porto de Paranaguá amplia capacidade de movimentação | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Porto de Paranaguá amplia capacidade de movimentação

Novos equipamentos adquiridos, como dois portêineres e seis pontes rolantes sobre rodas, suprem demanda causada pela instalação de quatro novas linhas de navegaçãoChegaram ao Porto de Paranaguá dois portêineres (guindastes usados na carga e descarga de contêineres) que vão ampliar em 50% a capacidade de movimentação de cargas do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) a partir de 2012. Também foram adquiridas seis pontes rolantes sobre rodas (RTGs), utilizadas para a movimentação de contêineres em pátio.

Estão sendo investidos R$ 185 milhões para ampliar a capacidade de movimentação. Além dos equipamentos, o terminal de contêineres será expandido em 315 metros, para abrigar o terceiro berço dedicado a operações deste tipo. Com isso, será possível aumentar a capacidade operacional de contêineres em até 50%, passando dos atuais 800 mil TEUs/ano (unidade de medida equivalente a 20 pés) para 1,2 milhão de TEUs/ano.

? Estes investimentos vêm restabelecer o nível adequado de concorrência do Porto de Paranaguá, que ficou anos sem investimentos de grande porte. Com isso, reassumiremos a condição de líderes regionais na movimentação de contêineres ? afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.

Os equipamentos adquiridos suprem a demanda causada pela instalação, neste ano, de quatro novas linhas de navegação ? que estão atendendo a Europa, Ásia, Caribe e Golfo do México e a Costa Leste dos Estados Unidos. Estas novas linhas somam-se às 17 já existentes, ampliando a abrangência de atendimento do Porto de Paranaguá e possibilitando aumento direto na movimentação de contêineres. Do início do ano até agora, o Porto de Paranaguá aumentou em 10% sua movimentação de contêineres cheios em relação a 2010.

Os novos portêineres, fabricados pela Liebheer Container Cranes Ltd, da Irlanda, são aptos a operar em navios de grande porte. Os RTGs foram construídos pela Kone Kranes, que tem fábricas na China e na Irlanda. Com o aumento do cais e com a aquisição de mais equipamentos, a capacidade prevista do TCP em 2013 chegará a 1,5 milhão de TEUs/ano.

Sair da versão mobile