Prefeitos de grandes metrópoles se reúnem em SP para discutir questões climáticas | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Prefeitos de grandes metrópoles se reúnem em SP para discutir questões climáticas

Encontro do Grupo C40 de Grandes Cidades foi marcado pelo plantio de mudas de árvoresCom a participação de 17 prefeitos de grandes metrópoles do mundo inteiro, a abertura do encontro do Grupo C40 de Grandes Cidades ? na sigla em inglês, C40 Large Cities Climate Leadership Group ? foi marcada nesta terça, dia 31, pelo plantio de mudas de árvores no Parque do Ibirapuera.

É a primeira vez que uma cidade do Hemisfério Sul sedia o encontro. Os representantes das maiores cidades do mundo vão debater o papel e as estratégias dos governos locais no combate às mudanças climáticas.

Acompanhado do presidente do Grupo C40, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, plantou uma árvore e disse esperar que o encontro impulsione a produção de projetos sustentáveis em favor do meio ambiente.

? Esperamos que esse encontro seja tão produtivo quanto foram os anteriores. Nossa cidade, assim como outras megalópoles do planeta, cresceu sem a implantação de um planejamento que aliasse desenvolvimento com preservação adequada do meio ambiente. Cabe a nós, agora, a tarefa de garantir a expansão da economia, aliada aos cuidados necessários com o espaço que vivemos ? afirmou.

Criado em 2005, em Londres, o Grupo C40 de Grandes Cidades teve seu primeiro encontro em 2007, em Nova York. Depois, a reunião foi em 2009, em Seul, na Coreia do Sul. Na atual edição, o evento tem a participação dos 17 prefeitos de grandes metrópoles e de representantes de dezenas de prefeituras.

Nas 20 sessões de debates previstas até esta quinta, dia 2, os palestrantes vão abordar temas como eficiência energética em construções, arborização e florestas urbanas, gestão integrada de resíduos e cidades compactas. Estarão em pauta também temas relacionados à drenagem urbana, captura de gás em aterro sanitário e geração de energia.

Além das capitais brasileiras, outras cidades latino-americanas que participarão do evento são Buenos Aires, Bogotá, Caracas e Santiago. Dos Estados Unidos, as cidades representadas serão Filadélfia, Nova Orleans, Portland, São Francisco e Seattle.

As cidades europeias confirmadas são Amsterdã, Atenas, Barcelona, Basileia, Berlim, Copenhague, Heidelberg, Londres, Madri, Moscou, Roterdã e Varsóvia. Duas cidades sul-coreanas estarão representadas: Seul e Changwon. Hong Kong, da China, Jacarta, da Indonésia, e Ho Chi Minh, do Vietnã, também fazem parte da lista de confirmações no encontro do grupo.

Sair da versão mobile