Prestes a completar 20 anos, morre matriarca da raça senepol no Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Prestes a completar 20 anos, morre matriarca da raça senepol no Brasil

O animal produziu herdeiros campeões, como seu filho Mehum da Soledade, recordista de venda de sêmen da raça no Brasil

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) comunicou nesta segunda-feira, 31, a morte de uma das primeiras doadoras da raça introduzidas no Brasil, a vaca SBR ASAP Akatí 69L. A fêmea estava prestes a completar 20 anos de idade, o mesmo intervalo de tempo em que registra-se a chegada do senepol no país.

De acordo com a entidade, a matriarca POI (Puro de Origem Importado) iniciou sua trajetória no criatório Nova Vida, com passagens destacadas também pelo Senepol Soledade, Senepol da Mata e W/Senepol.

A matriarca da raça à direita. Foto: ABCB Senepol

A matriarca da raça produziu muitos campeões, com destaque para Mehum da Soledade (filho), touro recordista de venda de sêmen no Brasil; Jumbo da Mata (neto), touro Campeão do Alta Performance Tufubarina 2015; e Umbaú da Sepa (neto), todos contratados para a bateria da Alta Genetics.

O criatório W/Senepol iniciou sua seleção na raça com a aquisição da doadora e realizou o processo de clonagem em 2016. Os últimos trabalhos de coleta de oócitos da doadora foram realizados em dezembro de 2019, quando o criatório decidiu pelo seu merecido descanso. A genética da matriarca continua disponível por meio de seu clone SBR ASAP Akatí 69L TN1.

Segundo a ABCB Senepol, os exemplares da raça são muito longevos. Existem citações de matrizes na ilha de Saint Croix, de onde o gado é originário, que com 18 a 20 anos ainda estão emprenhando e em lotes de produção. Touros reprodutores permanecem nos planteis de reprodução como aptos à função por muitos anos, diz a entidade.

 

Sair da versão mobile