PGR dá parecer favorável ao pedido que libera transporte de gado vivo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

PGR dá parecer favorável ao pedido que libera transporte de gado vivo

No entendimento do órgão, a competência para legislar sobre o tema é da União, não podendo uma lei municipal regular o assunto

Foto: Governo do Maranhão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável ao recurso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que pede a manutenção da liminar que autorizou o transporte de carga viva em Santos (SP). O documento tem o objetivo de ajudar o Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa o caso, a embasar decisão sobre o assunto.

No entendimento da PGR, a competência para legislar sobre transporte, portos marítimos e política de comércio internacional e agropecuária é da União, não podendo uma lei municipal regular os assuntos.

“A Constituição atribuiu à União um conjunto de competências materiais e legislativas relativas ao disciplinamento de questões de impacto nacional. É o caso das definições normativas sobre direito agrário, regime de portos e regulação de trânsito e transporte, temas presentes na Lei Complementar 996/2018 do município de Santos”, disse em documento.

O órgão informou ainda que o comércio de animais destinados ao abate é atividade lícita que, por decorrência lógica, depende do transporte dos mesmos.

“Por isso, a lei do município de Santos também é materialmente inconstitucional por estabelecer restrição indevida e desproporcional ao direito individual de livre iniciativa. O ato normativo municipal interferiu diretamente no modo de explorar e de administrar o comércio de animais vivos, especialmente no que toca ao comércio exterior”, completou.

 

Sair da versão mobile