Projeto muda cálculo dos preços mínimos de produtos agrícolas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LEGISLAÇÃO

Projeto muda cálculo dos preços mínimos de produtos agrícolas

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) propõe alterar o Decreto-Lei 79/66, que define preços mínimos, considerando fatores e custos

máquinas agrícolas - expodireto cotrijal - preços
Foto: Marcel Oliveira/Canal Rural Rio Grande do Sul

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá definir os preços mínimos de produtos agrícolas com base nos custos de produção, incluindo a depreciação de máquinas, equipamentos e benfeitorias.

A mudança está prevista em um projeto de lei aprovado pelo Senado e que agora será analisado pela Câmara dos Deputados.

O texto, de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), altera o Decreto-Lei 79/66, que atualmente determina que os preços mínimos são definidos considerando os diversos fatores que influenciam as cotações dos produtos agrícolas nos mercados interno e externo, e também com base nos custos de produção.

Segundo Heinze, a mudança tem o objetivo de incorporar melhor os custos de produção, em especial a depreciação de máquinas e equipamentos usados. “O mérito é atingir, principalmente, a agricultura familiar”, argumentou.

O projeto prevê que o custo operacional de produção será obtido mediante a soma dos custos de produção com o custo da depreciação anual de máquinas, equipamentos e benfeitorias, segundo critérios definidos pela Receita Federal.

A tramitação do projeto na Câmara dos Deputados ainda não tem data prevista.

Sair da versão mobile