Áreas de soja no Matopiba terão chuva e janela para tratos culturais Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECUPERAÇÃO?

Áreas de soja no Matopiba terão chuva e janela para tratos culturais

Previsão do tempo mostra manchas de chuva para áreas produtoras de soja. Município de MT e do RS são focados na análise. Acompanhe!

As áreas produtoras de soja no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) estavam sofrendo com a falta de chuva.

Porém, deste sábado até a próxima quinta-feira (21), esse cenário tende a mudar. As precipitações chegam de maneira uniforme nos estados, principalmente na Bahia.

Já entre os dias 22 e 27, a tendência é de tempo mais seco. Contudo, essa janela pode favorecer os trabalhos em campo, visto que a chuva volta do dia 28 de dezembro a 2 de janeiro de 2024.

Nesse período, os maiores volumes podem atingir o Tocantins, centro-sul do Maranhão e do Piauí. Nas outras regiões, as precipitações continuam bem distribuídas no Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A exceção é o estado de São Paulo e o norte do Paraná.

Entre os municípios que mais precisam de chuva para o desenvolvimento da soja, destacam-se:

  • Campo Novo do Parecis (MT): até o fim da primeira quinzena de janeiro, espera-se cerca de 212 mm, com os maiores volumes caindo entre os dias 21 e 24 e, depois, no dia 30 de dezembro.
  • São Gabriel (RS): apenas 47 mm até o fim da primeira quinzena de janeiro. A estimativa é de chuva no dia 24 de dezembro e depois apenas por volta do dia 10 de janeiro.

Sair da versão mobile