Bolsonaro aprova resolução sobre novo modelo de venda do biodiesel Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Bolsonaro aprova resolução sobre novo modelo de venda do biodiesel

A medida prevê que até 80% do volume de biodiesel total comercializado seja de unidades produtoras de biodiesel detentoras do Selo Biocombustível Social

O presidente Jair Bolsonaro aprovou a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que determina a criação de um novo modelo de comercialização de biodiesel em substituição aos leilões públicos promovidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e operacionalizados pela Petrobras. Vale ressaltar que o óleo de soja é a matéria-prima mais usada.

Segundo a resolução, o novo modelo será desenhado pela ANP e deverá garantir o atendimento ao percentual obrigatório de biodiesel no óleo diesel. A taxa está hoje em 12% e deve aumentar para 13% em março do ano que vem, 14% em 2022 e atingir o nível máximo de 15% em 2023.

A medida prevê também que até 80% do volume de biodiesel total comercializado seja proveniente de unidades produtoras de biodiesel detentoras do Selo Biocombustível Social (SBS), regra que será objeto de estudo do Comitê Técnico Integrado para o Desenvolvimento do Mercado de Combustíveis, demais Derivados de Petróleo e Biocombustíveis (CT-CB).

A resolução também estabelece para o novo modelo de comercialização a autorização para utilização de matéria-prima importada para a produção de biodiesel (como o óleo de soja), e determina que por um período de 12 meses a contar da entrada em vigor do novo modelo, todo biodiesel comercializado deverá ser oriundo de unidades produtoras autorizadas pela ANP.

A entrada em vigor do novo modelo deverá ocorrer até 1 de janeiro de 2022. Durante a transição, os leilões públicos continuarão ocorrendo no formato atual.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile