Plantio da soja atinge 5% da área no Rio Grande do Sul, diz Emater Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Plantio da soja atinge 5% da área no Rio Grande do Sul, diz Emater

Por enquanto trabalhos estão levemente adiantados ante 2019. Mas muitos plantios paralisaram por falta de chuvas. Confira a situação em algumas regiões!

O plantio da soja no Rio Grande do Sul segue levemente adiantado nesta safra e atinge, até o momento, 5% da área projetada, segundo levantamento da Emater-RS. Na semana passada, os trabalhos cobriam 4%. Em igual período do ano passado, a semeadura estava em 4%. A média dos últimos cinco anos é de 5%.

“O tempo seco fez produtores reduzirem a intensidade da implantação. Em algumas regiões, foi necessária a paralisação da atividade”, diz a entidade.

Segundo a Emater, a umidade dos solos foi o fator condicionante para a continuidade dos plantios nas regionais da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Soledade, Santa Rosa, Bagé, Frederico Westphalen, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul.

Ijuí

Por lá, a semeadura foi praticamente paralisada, sendo realizada apenas nas áreas com irrigação, ainda pouco expressivas em relação à área total a ser cultivada na região.

“Com vários dias sem precipitações, a umidade o solo está muito abaixo da ideal para a semeadura e germinação das sementes. Assim, os produtores não realizam semeadura para evitar perda de sementes. Nas áreas com irrigação, os cultivos estão com bom desenvolvimento inicial. Nas de sequeiro, a emergência é desuniforme e já ocorre morte de plântulas.”

Soledade

A semeadura está paralisada; segundo a Emater alguns produtores semearam durante a semana na perspectiva do retorno das chuvas.

“Sob o risco de a semente iniciar a germinação e não ter as condições de umidade para o início do desenvolvimento vegetativo. Até o momento, há 3% da área implantada.

Santa Rosa

Os agricultores esperam a retomada da umidade para efetivar a semeadura por lá. A emater relata que alguns já o fizeram na expectativa de que houvesse chuva, o que não aconteceu.

“A baixa umidade do ar e do solo tem impedido a realização da dessecação das áreas que receberão a oleaginosa. Os produtores aproveitam o momento de paralisação dos plantios para intensificar a colheita do trigo e liberar as áreas para a semeadura da soja.”

Bagé

O plantio que havia iniciado na Fronteira Oeste na semana anterior, atualmente está paralisado.
“Na Campanha, em Dom Pedrito, a intenção de plantio é de 120 mil hectares; a atividade foi realizada em 5% da área, mas o prosseguimento está condicionado ao retorno das precipitações.”

Frederico Westphalen

A semeadura está paralisada. Até o momento já foram plantados 4.200 hectares, que corresponde a 1% da intenção de plantio.

Santa Maria

Por lá, 29.815 hectares já foram implantados, correspondendo a 3% da intenção de plantio

Passo Fundo

Por lá 32.400 hectares foram plantados, equivalente a 5% da área prevista para a safra, com as lavouras em fase de germinação.

Pelotas

Os cultivos estão iniciando. Em Herval, 9% das áreas estão semeadas; em Arroio Grande e Canguçu, 11%; em Piratini, 20% da intenção de cultivo já foi implantada.

Caxias do Sul

A semeadura avança de forma lenta devido à falta de umidade do solo.

“Em áreas com solo bem estruturado e boa cobertura, os produtores realizam a semeadura usando sementes tratadas e apostando na chegada da chuva para o final do mês, condição que garantiria boa germinação.”

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile