No mesmo dia, uma consultoria aumenta safra de soja e outra reduz Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SAFRA INDEFINIDA

No mesmo dia, uma consultoria aumenta safra de soja e outra reduz

StoneX e AgResource Brasil divergem a respeito da produção e exportação de soja da temporada 23/24. Confira os números

mãos segurando grãos de soja
Foto: Envato

A safra 2023/24 de soja continua uma incógnita. Consultorias privadas divergem, e muito, da estimativa de produção. Apenas nesta sexta-feira (1), duas empresas deram o seu veredito. E ele não poderia ser mais diferente.

A StoneX elevou em 0,8% sua estimativa para a temporada brasileira, de 150,35 para 151,55 milhões de toneladas. Assim, em comparação ao recorde do ano passado, de 157,9 milhões de toneladas, a produção é 4% menor.

Segundo a consultoria, o ajuste se deve a perspectivas mais otimistas para o rendimento nos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Bahia.

“Observou-se ao longo das últimas semanas bons volumes de precipitação em grande parte das regiões produtoras de soja, o que beneficiou a condição das lavouras, principalmente das plantadas mais tardiamente”, disse a consultoria.

Porém, a StoneX observa que parte considerável da safra ainda precisa ser colhida e que novas revisões devem ser feitas.

Queda intensa

Enquanto uma consultoria enxerga com otimismo a safra 23/24, a AgResource Brasil inverte as perspectivas. Para a consultoria, o Brasil deve colher 143,92 milhões de toneladas.

O número indicado é 3,6% abaixo dos 149,40 milhões de toneladas estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o mês de fevereiro. Ao fim das análises, a equipe da empresa acredita que o número da entidade governamental deve fechar entre 140 e 145 milhões de toneladas.

Com o nível de oscilação do final da produção, as exportações podem ser comprometidas e com isso, o potencial de exportação acima dos 90 MMT não deve ser atingido.

Exportações de soja

Foto: Ivan Bueno/AnP

Em decorrência das projeções distintas para a soja brasileira, as duas consultorias divergem, também, a respeito das exportações:

  • A Stonex mantém os embarques em 93 milhões de toneladas e o consumo doméstico em 57,5 milhões de toneladas.
  • Já a AgResource Brasil acredita que as remessas de soja brasileira não devem ultrapassar 90 milhões de toneladas.

Considerando os números das duas consultorias, a diferençade safra é de 7,63 milhões de toneladas de soja.

Sair da versão mobile