Queijos produzidos em Mato Grosso são destaque na ExpoQueijo Brasil 2023

CONCURSO INTERNACIONAL

Queijos produzidos em Mato Grosso são destaque na ExpoQueijo Brasil 2023

Os queijos foram produzidas por uma propriedade de Nossa Senhora do Livramento e conquistaram o ouro e bronze em três categorias

Três queijos produzidos em Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, conquistaram medalhas de ouro e bronze em três das 55 categorias do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da ExpoQueijo Brasil. O prêmio funciona também como um certificado internacional de qualidade.

Queijos foram produzidos pela propriedade rural Quinta da Cartucheira, do produtor Silas Vicente. Foto: Divulgação/Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento
Queijos foram produzidos pela propriedade rural Quinta da Cartucheira, do produtor Silas Vicente. Foto: Divulgação/Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento

A competição, considerada a maior disputa internacional de queijos artesanais da América Latina, ocorreu na sexta-feira (25) em Araxá, em Minas Gerais.

As peças de queijo mato-grossense foram produzidas pela propriedade rural Quinta da Cartucheira. Os nominados Diamante Trufado, um tipo brie, e Esmeralda, um tipo gorgonzola cremoso, levaram a medalha de ouro nas categorias as quais concorriam. Já o queijo Rubi, um tipo gouda, levou o bronze em sua categoria.

Certificação internacional

O ouro conquistado pelo Diamante Trufado funciona, inclusive, como uma espécie de certificação internacional de qualidade.

Para o produtor e proprietário da Quinta da Cartucheira, Silas Vicente, representar Mato Grosso em um evento internacional, que reuniu 410 produtores e 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai, foi gratificante.

“Participamos do concurso no Brasil pela primeira vez e já conseguimos tal proeza. Sinal que estamos no caminho certo”, comenta o produtor.

As premiações foram distribuídas entre primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies, e a honraria máxima (super ouro).

O grande vencedor foi o Queijo Toscano, da marca argentina Quesería Ventimiglia.

 

 

Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)

____________________

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile