RS pode colher apenas 10,4 milhões de toneladas de soja, diz Aprosoja Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Notícias - Soja Brasil

RS pode colher apenas 10,4 milhões de toneladas de soja, diz Aprosoja Brasil

Isso representa uma quebra de 46% ante a safra anterior. Com isso, entidade reduz pela quinta vez seguida perspectiva mensal da produção brasileira. Veja outras curiosidades e informações importantes!

lavoura seca
Aprosoja prevê quebra ainda maior na soja do Rio Grande do Sul

Pelo quinto mês seguido, a Aprosoja Brasil reduziu sua estimativa para a safra 2019/2020 de soja. Agora em abril a entidade estima uma produção de 120,1 milhões de toneladas, ainda recorde. A principal razão é a forte quebra da safra de soja no Rio Grande do Sul.

O montante atual representa um aumento de 4% ante as 115 milhões de toneladas do ano passado e garante o Brasil na liderança entre os maiores produtores do grão do mundo. A frente dos Estados Unidos (97 milhões de toneladas) e Argentina (52 milhões de toneladas).

Ainda assim, esta é a quinta redução seguida nas projeções mensais da entidade. Em março a entidade previa a colheita de 121 milhões de toneladas, em fevereiro 123 milhões, em janeiro, 124 e em dezembro 124,5 milhões de toneladas.

No levantamento por estados da Aprosoja é possível notar um grande corte na safra do Rio Grande do Sul, que agora deve colher no máximo 10,4 milhões de toneladas, quase 47% a menos que as 19,1 milhões de toneladas da temporada passada. Segundo a Aprosoja, aliá, é o único estado a ter corte na produção.

Mato Grosso segue como maior produtor do grão com a colheita de 34 milhões de toneladas (5% a mais que em 2019). Uma curiosidade é que com a quebra dos gaúchos, Mato Grosso produzirá mais soja que os três estados da região Sul juntos (33,5 milhões de toneladas), ou que a soma de tudo que produzirá o Norte, Nordeste e Sudeste (28,4 milhões de toneladas).

Outra mudança é que, com a quebra no Rio Grande do Sul, Goiás passa a ser o terceiro maior produtor de soja do país (12,5 milhões de toneladas) e Mato Grosso do Sul (11,3 milhões de toneladas) o quarto maior.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile