Safra de grãos no Brasil deve ter queda de 2,19%, diz consultoria Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ESTIMATIVA

Safra de grãos no Brasil deve ter queda de 2,19%, diz consultoria

De acordo com a Cogo, área de plantio de soja cresceu, mas problemas climáticos afetaram rendimento; 650 mil hectares teriam sido replantados

Paraná, safra
Foto: AEN

A colheita de grãos no Brasil deve alcançar 312,8 milhões de toneladas na temporada 2023/24, estima a consultoria Cogo. A projeção representa um recuo de 2,19%, ante o recorde do ano comercial anterior 2022/23, de 319,8 milhões de toneladas, e queda de 1,32% ante a estimativa de dezembro, de 317 milhões de toneladas.

A consultoria destaca em nota que a área de plantio da soja cresceu 1,1 milhão de hectares (2,6%) em 2023/24, ante expansões médias de 2,4 milhões de hectares/ano nas últimas três safras. Apesar disso, o excesso de chuvas na região Sul e o déficit hídrico no Centro-Oeste, Pará e Matopiba (áreas de Cerrado no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) marcam o plantio da safra atual.

A Cogo calculou 650 mil hectares replantados, no Centro-Oeste, Matopiba e Minas Gerais, além de ocorrências pontuais de abandonos de áreas e preparo para outros cultivos, como algodão. Ainda assim, a previsão é de bons volumes de chuva entre janeiro e março, “o que deverá favorecer as lavouras do Brasil central e atenuar a estiagem no Matopiba”, disse a Cogo.

Safra de soja

Diante desse cenário, a consultoria reduziu a sua estimativa de safra de soja para 155,2 milhões de toneladas, baixa de 5% ante a estimativa inicial de 163,4 milhões de toneladas. A Cogo destaca, ainda, que as boas produtividades previstas para as regiões Sul e Sudeste deverão compensar parte das perdas previstas para as regiões Centro-Oeste e do Matopiba.

“Os cortes efetuados até este momento são quebras irreversíveis, e novas reduções de produtividade deverão ser contabilizadas no relatório que será enviado em fevereiro/2024”, completa na nota.

Sair da versão mobile