Soja e biodiesel: PIB da cadeia cresce em 2023, mas preços fazem renda do setor recuar Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LEVANTAMENTO

Soja e biodiesel: PIB da cadeia cresce em 2023, mas preços fazem renda do setor recuar

Análise do Cepea e da Abiove indica também exportações recordes e maior geração de empregos na cadeia

Colheita de soja
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

O PIB total da cadeia da soja e do biodiesel deve crescer 20,72% este ano frente a 2022, conforme levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Segundo pesquisadores das duas entidades, o resultado positivo do PIB da cadeia produtiva no segundo trimestre refletiu o desempenho do PIB da agroindústria, em especial, do biodiesel e do esmagamento e refino. Isso trouxe reflexos no mercado de trabalho do segmento agroindustrial. 

A geração de empregos aumentou 4,63% frente ao mesmo trimestre de 2022. Já as exportações da cadeia registraram recorde, de US$ 26,8 bilhões, impulsionadas pelos maiores volumes embarcados, sobretudo do grão e do farelo de soja.

Preços na cadeia da soja

Apesar desse cenário, em razão do comportamento desfavorável dos preços ao longo do segundo trimestre, a renda real da cadeia poderá recuar 6,23% em 2023 frente a 2022. 

Devido a essa pressão negativa, as representatividades do PIB da cadeia no PIB do agronegócio e no PIB brasileiro foram reestimadas para baixo: 24,3% e 5,8%, respectivamente. 

Ainda assim, o levantamento indica que a cadeia produtiva manteve sua elevada dimensão econômica, com o PIB em 2023 estimado em R$ 637 bilhões.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sair da versão mobile