Chuva atrasa colheita no Paraná; região norte já tem soja avariada Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja

Chuva atrasa colheita no Paraná; região norte já tem soja avariada

Segundo a consultoria AgRural, há relatos de excesso de umidade em lotes do grão recém-colhidos

colheita, soja, chuva
Foto: Cely Trevisan/ Prefeitura de Gaúcha do Norte-MT

A colheita da safra de soja 2018/2019 atingiu 67% da área cultivada no Brasil na última quinta-feira, dia 21. De acordo com a consultoria AgRural, os trabalhos de campo ainda seguem adiantados, já que no mesmo período do ano passado a colheita estava em 65% e na média dos últimos cinco anos, em 63%.

Apesar de mais adiantado, o ritmo da colheita diminuiu nas últimas semanas. “Os trabalhos avançam em ritmo mais lento já há algumas semanas por causa das chuvas que caem em boa parte do país”, avaliou a consultoria.

A AgRural ressalta que Mato Grosso é o estado com a colheita mais avançada – com 99% da área colhida, onde os trabalhos já estão praticamente encerrados. Em Mato Grosso do Sul, onde a colheita alcançou 98% da área cultivada, a situação é parecida. Rondônia (95%), São Paulo (94%) e Goiás (92%) também estão com a colheita próxima do fim.

Em contrapartida, o Paraná está atrasado em relação ao ano passado por causa das chuvas. Na última quinta-feira, 72% da área estava colhida.

“Há relatos de excesso de umidade em lotes recém-colhidos e casos pontuais de grãos avariados no norte do estado, onde a colheita já está entrando na reta final. No Sul, onde a colheita é mais tardia, ainda não há queixas de perda qualidade”, disse a AgRural.

A estimativa atual da entidade para a produção de soja na safra 2018/2019 é de 112,9 milhões de toneladas, 8,5 milhões de toneladas a menos do que poderia ser produzido se não fosse o tempo quente e seco em dezembro e janeiro, que afetou principalmente os estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul. A próxima revisão será feita na primeira quinzena de abril, com foco nos estados do Matopiba e do Rio Grande do Sul, que têm calendário mais tardio.

Lavouras de soja ficam submersas após tempestade

 

Sair da versão mobile