Projeção de muita chuva em fevereiro preocupa sojicultor da Bahia Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Projeção de muita chuva em fevereiro preocupa sojicultor da Bahia

Presidente da Aprosoja-BA diz que, por conta desse possível problema, é cedo para falar de super safra no estado

A Bahia iniciou o plantio da soja mais cedo nesta safra 2021/2022. Com as chuvas regulares do início de outubro, que também beneficiaram as lavouras do Centro-Oeste, o produtor baiano fez a instalação com mais agilidade. Tanto é que o estado já conta com 92% da área semeada, conforme levantamento da última sexta-feira (3) da consultoria Safras & Mercado.

No entanto, o que foi motivo de festa durante a semeadura, acende uma luz vermelha para a época da colheita. Isso porque, de acordo com o presidente da Aprosoja-BA, Leandro Kohn, os institutos meteorológicos preveem excesso de precipitação no estado em meados de fevereiro.

Segundo ele, a água também não tem deixado de cair agora, em dezembro. “Nesta semana tivemos fazendas registrando em torno de 130 mm de chuva em uma única noite. […] estamos na reta final do plantio, com poucas propriedades que ainda vão semear. O produtor fez o plantio em uma época muito favorável para a cultura da soja e acredito que, até o momento, está tudo dentro da normalidade”, conta. Por isso, Kohn diz que é cedo para falar em super safra na Bahia.

Sair da versão mobile