Soja: chuva de até 150 mm em janeiro no Sul pode amenizar estiagem Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Soja: chuva de até 150 mm em janeiro no Sul pode amenizar estiagem

Melhores índices no começo de 2022, porém, não revertem perdas em lavouras gaúchas e paranaenses

Em janeiro de 2022, a previsão do tempo indica chuva acima da média em boa parte da faixa Norte do país. Enquanto isso, áreas do Sudeste e Centro-Oeste ficam com volumes de cerca de 50 mm abaixo do esperado. No entanto, como as médias climatológicas para o primeiro mês do ano costumam ser elevadas na região, a umidade ligeiramente menor não deve alarmar os produtores rurais.

Já na região Sul, é esperada chuva acima da média no Paraná, com volumes que podem chegar a até 150 mm no mês. O mesmo acontece em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

No sul gaúcho, porém, os níveis não ultrapassam 50 mm. A notícia seria boa se não tivesse chovido tão pouco nos meses anteriores, provocando perdas nas lavouras sulistas, principalmente nas paranaenses.

Entretanto, o destaque da chuva em janeiro fica por conta da região Norte do país, que pode chegar a ter 600 mm em áreas do Pará e Amazonas.

Chuva em fevereiro e março

Em fevereiro e março não há mudança significativa no clima, ou seja, a chuva permanece acima da média no Norte e abaixo no Sul. A diferença, contudo, é de apenas 50 mm aquém do normal, o que não deve prejudicar o plantio de milho, por exemplo.

 

 

Sair da versão mobile