Colheita de soja alcança 25% da área no país, diz AgRural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Colheita de soja alcança 25% da área no país, diz AgRural

Os trabalhos avançam mais rapidamente em Mato Grosso, mas seguem em ritmo lento no Paraná e em Mato Grosso do Sul

soja, colheita
Colheita de soja. Foto: Embrapa

A colheita da soja 2022/23 atingia na quinta-feira (16), 25% da área cultivada no Brasil, ante 17% uma semana antes e 33% em igual período do ano passado, informou a AgRural.

Segundo a consultoria, os trabalhos avançaram mais rapidamente em Mato Grosso, mas seguiram lentos no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Nesses estados, problemas de qualidade podem começar a surgir caso as chuvas continuem constantes, disse a AgRural.

No caso do plantio da safrinha de milho, as lavouras foram implantadas em 40% da área prevista no Centro-Sul, ante 24% uma semana antes e 53% no mesmo período do ano passado.

O avanço do plantio da segunda safra de milho foi puxado por Mato Grosso e Goiás.

“No oeste do Paraná, onde o atraso é muito significativo, existe preocupação com a janela de plantio, que já se encerra em 28 de fevereiro”, disse a AgRural.

Já a colheita do milho verão 2022/23 atingia na quinta-feira (16) 19% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 14% na semana precedente e 29% um ano atrás.

Produção de soja no Brasil

A produção de soja no Brasil deve chegar a 152,8 milhões de toneladas, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número é 21,8% superior ao registrado na temporada passada, que somou 125,5 milhões de toneladas.

Já a produtividade média apontada pela entidade é de 3.528 kg/hectare (58,8 sacas), aumento de 16,6% ante o ciclo 21/22, que teve 3.026 kg/ha (50,4 sacas).

Sair da versão mobile