Consultoria derruba em 14 milhões de toneladas estimativa para soja Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Consultoria derruba em 14 milhões de toneladas estimativa para soja

A consultoria Datagro reduziu a sua previsão de colheita de soja 2021/22 do Brasil para 130 milhões de toneladas

A consultoria Datagro reduziu a sua previsão de colheita de soja 2021/22 do Brasil para 130 milhões de toneladas, ante 142,05 milhões de toneladas projetadas em dezembro. A expectativa inicial era de 144,06 milhões de toneladas. A área plantada foi estimada em 40,51 milhões de hectares, próxima da previsão inicial, de 40,57 milhões de hectares.

Há aumento de 3,7% sobre os 39,08 milhões de hectares da temporada 2020/21.

No entanto, segundo a consultoria, adversidades climáticas impedem que parte considerável dos sojicultores colha o potencial produtivo inicial, principalmente em consequência da escassez de chuvas provocada pelo fenômeno La Niña.

“O início da safra foi até promissor, com a chegada mais cedo das chuvas e com umidade favorável a um plantio acelerado e antecipado. Mas, diferentemente do ano passado, quando houve a contrapartida de boas chuvas em decorrência do resfriamento das águas do Atlântico Sul, as precipitações foram diminuindo de intensidade e cobertura a partir de novembro nos três Estados do Sul, além de oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul”, disse o coordenador de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior, em nota.

Levantamento realizado pela Datagro até o dia 28 de janeiro mostrava a colheita de soja no Brasil em 12,9% da área projetada, aumento de 7 pontos porcentuais ante a semana anterior. Em igual época do ano passado, a retirada dos grãos havia atingido 1,7%, e, na média de cinco anos, 6,3%.

soja-contrato-futuro
Foto: Mapa

 

Sair da versão mobile