Soja Plus: programa de assistência técnica chegará ao Tocantins esse ano Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Soja Plus: programa de assistência técnica chegará ao Tocantins esse ano

Programa já existe há 10 anos e já atende mais de 2.990 propriedades rurais entre Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí

O programa de assistência técnica Soja Plus, considerado um dos maiores do país, chega ao 10º ano de atividades com atuação consolidada em 7 estados brasileiros e, agora, já tem a perspectiva de ampliação para o Tocantins, ainda em 2021.

Muitos produtores do país ainda consideram a assistência técnica um dos principais gargalos para ampliação da agricultura no Brasil, entretanto o programa privado Soja Plus, criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT) vem mudando esta realidade, melhorando continuamente a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais.

“Comemoramos o início do décimo ano de atividades do Soja Plus em 2021 totalizando 2.990 fazendas atendidas pelo programa na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí”, conta o gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires.

Além das visitas técnicas, o Soja Plus oferece cursos para que os produtores, gerentes e funcionários entendam melhor as legislações socioambientais aplicadas ao meio rural no intuito de implementá-las.

Ao todo foram ministrados 522 cursos para 7.830 participantes sobre saúde e segurança do trabalho, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados, classificação de grãos, gestão econômica, regularização ambiental e construções rurais.

“Ao longo do ano passado, levamos o Soja Plus para o Maranhão e o Piauí, estados em que a presença da soja está se expandindo e onde a demanda por conhecimento sobre as melhores práticas para conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais é fundamental”, diz Pires.

Ao todo foram 20 propriedades atendidas no Maranhão e outras 11 no Piauí em 2020.
“O programa Soja Plus foi de grande valia, trouxe informações relevantes e os coordenadores demonstraram clareza e conhecimento em diversos pontos a serem melhorados dentro da propriedade”, comenta a produtora de soja de Alto Parnaíba no Maranhão, Yara de Geus.

Tocantins

O estado do Tocantins será o próximo a entrar na lista dos atendidos pelo programa. Segundo a Abiove o processo está em fase final de prospecção de parceiros para iniciar as atividades por lá.

“A expectativa é que em breve conseguiremos iniciar o programa no Tocantins. Vamos começar por Gurupi e Porto Nacional, inicialmente, e depois atenderemos todos os municípios de soja do estado. O objetivo é atender no mínimo 30 fazendas já no 2°semestre”, afirma a Abiove

Resultados positivos da assistência

Ao longo do ano de 2020, o Soja Plus também passou a atuar em 525 novas fazendas dos demais estados. Hoje, todas as propriedades beneficiadas pelo programa produzem um total de 13 milhões de toneladas de soja por ano, o que representa cerca de 10% da produção do grão.

Em área, o Soja Plus abrange 3,7 milhões de hectares e foram investidos desde 2012 recursos financeiros da ordem de R$ 33 milhões diretamente nas fazendas participantes.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile