Vencedores do Desafio de Produtividade da Soja serão conhecidos nesta quinta Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Vencedores do Desafio de Produtividade da Soja serão conhecidos nesta quinta

Evento será transmitido pelo Canal Rural, ao vivo, a partir das 8h30. Edição contou com mais de 5.400 inscritos

Desafio CESB
Foto: Divulgação/ Cesb

Os campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 21/22 serão conhecidos nesta quinta-feira (23), a partir das 8h30. O Canal Rural transmite o evento ao vivo na TV, no site e nas redes sociais.

Apesar do cenário adverso enfrentado pelo produtor nesta temporada, com a estiagem que afetou o Sul e os custos de insumos superiores ao esperado, a adesão dos agricultores ao concurso foi ampla. Mais de 5.400 inscrições foram feitas.

De acordo com a coordenadora técnica do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), os produtores mostraram grande resiliência, realizaram replantios e redobraram a atenção em relação ao manejo para reduzir os custos de produção.

Categorias do Desafio

O Desafio é dividido em duas categorias: Irrigada, referindo-se ao fornecimento controlado de água em algum momento durante o ciclo da cultura, através de um sistema de irrigação; e Não Irrigada ou Sequeiro, sem instalações de irrigação.

A região Sul, que historicamente tem uma maior atuação no concurso, representou 52,5% das inscrições, seguida pela Região Centro-Oeste, com 19,5 %. Já as regiões Norte e Nordeste registraram um aumento expressivo no número de inscritos, com 16,7 % e 7,2%, respectivamente, em relação ao desafio anterior.

Durante o anúncio dos campeões, também serão revelados os cases de todos os produtores e consultores que alcançaram as maiores marcas de produtividade do Brasil, com o intuito de compartilhar informações para os sojicultores que desejarem elevar os seus patamares nas próximas safras.

“Isso faz parte da filosofia do Cesb, que é levar dados auditados que mostrem para todos os sojicultores como ajudar a elevar a média nacional com rentabilidade e sustentabilidade”, relata o diretor-executivo da organização, Luiz Silva.

Campeões em 20/21

Campeão Nacional do Desafio em 20/21 colheu 129,16 sacas/ha. Foto: Pixabay

Na edição passada do Desafio, referente à safra 2020/21, o grande campeão nacional na categoria sequeiro foi o produtor rural Ernest Milla, do Condomínio Milla, em Pinhão, Paraná. Na área auditada pelo concurso, ele atingiu produtividade de 129,16 sacas/hectare. 

Já no regime irrigado, o produtor Silvio Langreberto Maluta, de Itapeva, São Paulo, foi o que se destacou, colhendo 121,29 sacas/hecare na área inscrita no Desafio.

 

 

 

Sair da versão mobile