Supermercado: projeto define local específico para venda de produtos da agricultura familiar Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Supermercado: projeto define local específico para venda de produtos da agricultura familiar

Segundo a proposta, todos os itens comercializados nesses locais deverão ter, em local visível e destacado, selo de identificação da participação da agricultura familiar, expedido por órgão competente

Foto: Governo de Goiás

Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados quer que produtos da agricultura familiar tenham local específico para a venda em supermercados e estabelecimentos similares.

Pelo texto do projeto de lei 10.501/18, de autoria do deputado federal Kaio Maniçoba (SD-PE), todos os produtos da agricultura familiar comercializados nesses locais deverão ter, em local visível e destacado, selo de identificação da participação da agricultura familiar, expedido por órgão competente.

A comercialização de produtos da agricultura familiar em desacordo com a nova regra sujeita o infrator às penas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Como argumento, o parlamentar cita dados do Censo Agropecuário de 2006, que informa que a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no país e constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.

“Dessa forma, incentiva-se a agricultura familiar, garantem-se alimentos de qualidade a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e fortalecem-se circuitos locais e regionais de agricultores familiares”, diz Maniçoba.

Tramitação

O projeto precisa ser analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tereza Cristina promete tratamento especial à agricultura familiar

Sair da versão mobile