Tereza Cristina apoia eleição de candidato chinês para direção da FAO Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Tereza Cristina apoia eleição de candidato chinês para direção da FAO

Para a ministra, isso pode aumentar a cooperação entre os dois países. Ela tem trabalhado para abrir o mercado asiático para exportação de carne brasileira

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A 41ª Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) será realizada no sábado, dia 22, em Roma, capital da Itália. A entidade escolherá seu novo diretor-geral no domingo, dia 23. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já está na cidade e trabalha pela eleição do vice-ministro da Agricultura da China, Qu Dongyue, ao cargo.

O eleito assumirá o lugar de José Graziano da Silva, que ocupa o cargo desde 2012 e vai se afastar em julho. “Só se ganha uma eleição quando se conta o último voto. Vamos trabalhar juntos”, disse a ministra em nota distribuída por sua assessoria.

Nesta sexta-feira, dia 21, Tereza Cristina reuniu-se com o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Han Changfu. Conforme a pasta, o ministro pediu conselhos e o apoio brasileiro, principalmente para conquistar os votos da América Latina e do G7 (grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).

Tereza Cristina reforçou que a eleição na FAO aumenta a cooperação entre os dois países. Segundo a ministra, Brasil e China têm muitos assuntos para definir dentro da pauta agrícola.

Em maio, a ministra liderou missão à China, quando debateu a habilitação de mais frigoríficos brasileiros para exportação de carnes ao mercado chinês.

Estão na disputa para a direção da FAO, além de Qu Dongyu, Catherine Geslain-Lanéelle, ex-diretora do Departamento de Desempenho Econômico e Ambiental de Empreendimentos do Ministério da Agricultura da França; e David Kirvalidze, que foi ministro da Agricultura da Geórgia por dois mandatos.

Sair da versão mobile