Venezuela pode importar mais café em 2010 com queda na produção | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Venezuela pode importar mais café em 2010 com queda na produção

Queda de quase 30% este ano deve se manter, no máximo, estávelApós experimentar em 2009 uma forte queda da produção que, segundo a Confederação Nacional de Associações de Produtores Agropecuários da Venezuela (Fedeagro), foi de 27%, os cafeicultores do país estimam que, no melhor dos casos, em 2010 a colheita terá os mesmos níveis, o que sem dúvida levará à escassez do produto.

De acordo com porta-vozes do setor, a produção de café na Venezuela poderá ficar esse ano em cerca de 766,6 mil sacas de 60 quilos, com o agravante de não contar com os estoques acumulados que foram disponibilizados em 2009.

O controle de preços e a baixa rentabilidade repercutem na falta de investimentos nos cafezais, o que tem provocado a queda da produção nacional, que esse ano teve que ser compensada com a compra no exterior de 153.333 sacas para satisfazer a demanda local.

Cafeicultores disseram que se as importações necessárias não forem feitas dentro do prazo, em meados do ano o consumidor começará a enfrentar dificuldades para se abastecer do produto. Essa situação afetará em maior medida o Executivo, que monopolizou mais de 70% do mercado após a nacionalização das empresas Fama de América e Madrid.

 

Sair da versão mobile