Embaixadora das Filipinas vai ao Mapa explicar suspensão de importação de frango do Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aves e Suínos

Embaixadora das Filipinas vai ao Mapa explicar suspensão de importação de frango do Brasil

A avaliação do governo brasileiro é de que os filipinos estão se aproveitando da pandemia para aumentar o protecionismo

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, confirmou em vídeo ao Canal Rural que o governo do Brasil entrou com representação contra as Filipinas na Organização Mundial do Comércio (OMC), depois de o país barrar a importação de carne de frango do Brasil. Além disso, o representante da pasta informou que receberá na tarde desta segunda-feira, 17, a embaixadora do país asiático para saber mais explicações e fazer a entrega de um pedido oficial sobre esclarecimentos.

“Curioso é que isso [suspensão das importações pelas Filipinas] ocorre antes mesmo de as autoridades da China concluírem o caso que teria ocorrido em Shenzhen [cidade onde teria sido encontrada a amostra com suposta contaminação]. Mas, sim, ocorre logo após um pedido de produtores locais [das Filipinas] para que o governo comece a barrar importações de carnes de aves de outros países”, afirmou Ribeiro.

No último sábado, 15, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que as Filipinas já haviam demonstrado preocupação em proteger seus produtores de frango e que tomou a decisão sem ter provas de que houve contaminação.

A avaliação no governo brasileiro é de que os filipinos estão se aproveitando da pandemia para aumentar o protecionismo. Apesar de não representarem um destino importante para os produtos brasileiros, a reação do Brasil será forte para “estancar a sangria” e evitar que as Filipinas sejam seguidas por outros países.

 

Entenda 

Autoridades chinesas anunciaram na última quinta-feira, 13, que detectaram o coronavírus responsável pela Covid-19 em um controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial da proteína. A informação, que partiu do governo da cidade Shenzhen e foi divulgada pela agência de noticias Reuters, é de que o vírus estava presente em amostras de asas de frango congeladas coletadas na última terça-feira, 11.

 

 

 

Sair da versão mobile