Piracema nos rios de Mato Grosso começa no dia 3 de outubro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Piracema nos rios de Mato Grosso começa no dia 3 de outubro

A decisão é do Conselho Estadual de Pesca e durante quatro meses a pesca é proibida nos rios do estado

O período de defeso da piracema 2022/2023 nos rios de Mato Grosso ocorrerá entre 3 de outubro de 2022 e 2 de fevereiro de 2023. O período representa uma antecipação de um mês em relação ao decretado como defeso da piracema no restante do país.

A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) nesta quinta-feira (8). A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado.

Estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revelam que a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses.

De acordo com especialistas das duas entidades, por não ser visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos, o período de defeso se faz necessário para a proteção dos peixes da pesca.

Estudos mostram percentuais superiores a fevereiro

A professora e bióloga da UFMT, Lúcia Mateus, revela que dados coletados sobre as espécies pintado e cachara, por exemplo, mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%.

Já a probabilidade do conjunto dos siluriformes, ou seja, peixes como o cascudo e o bagre, chega a 55% de estarem em reprodução no mês de outubro.

“Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade”, afirma a especialista.

Sair da versão mobile