RS estende emergência zoossanitária até 22 de julho para enfrentar gripe aviária Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PRECAUÇÃO

RS estende emergência zoossanitária até 22 de julho para enfrentar gripe aviária

Estado está há 41 dias sem registro de mortalidade de animais

O governo do Rio Grande do Sul prorrogou por 180 dias o estado de emergência zoossanitária como medida de enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade, informou, em nota a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O Decreto 57.439/2024 foi publicado na última segunda-feira no Diário Oficial do Estado e terá vigência até 22 de julho. A emergência zoossanitária foi inicialmente declarada em julho de 2023.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A medida acompanha a orientação do Ministério da Agricultura, que também prorrogou o estado de emergência em todo território nacional por mais 180 dias. Com o decreto, é possível agilizar questões administrativas e jurídicas para aquisição mais rápida de equipamentos e produtos quando necessário ou para acessar recursos disponíveis para o combate à doença, por exemplo.

Segundo levantamento da secretaria, o Rio Grande do Sul está há 41 dias sem registro de mortalidade de animais. Também não há registro da doença na avicultura comercial ou na de subsistência.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile