Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CONFERÊNCIA DO CLIMA

Câmara aprova Belém como capital nacional simbólica durante COP30

Proposta teve 304 votos a favor e 64 contrários; texto segue agora para análise do Senado

Belém
Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), a transferência simbólica da capital do Brasil para Belém (PA) durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30). A medida valerá de 11 a 21 de novembro e agora segue para análise do Senado.

A votação teve 304 votos a favor e 64 contrários. Além disso, de acordo com o texto aprovado, caberá ao Executivo regulamentar a lei, estabelecendo as medidas administrativas e logísticas necessárias para a transferência temporária da sede do governo federal.

Decisão e justificativas

De autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), o projeto prevê que os atos do Executivo, Legislativo e Judiciário sejam datados em Belém no período da COP30. A parlamentar defendeu que a mudança reforça o compromisso do Brasil com o debate ambiental e aproxima autoridades nacionais e estrangeiras.

O relator da proposta, deputado José Priante (MDB-PA), destacou que a medida não é inédita. Isso porque, em 1992, durante a Eco-92 no Rio de Janeiro, a capital federal também foi transferida de forma simbólica. Para ele, portanto, a decisão valoriza a Amazônia como palco central das discussões climáticas globais.

No entanto, apenas o partido Novo e a liderança da oposição se posicionaram contra. Segundo o deputado Luiz Lima (Novo-RJ), a mudança envolve custos adicionais com aluguel de veículos, espaços e sistemas de tecnologia da informação.

Sair da versão mobile