Anvisa discute nesta terça estender prazo para uso de paraquat no Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Anvisa discute nesta terça estender prazo para uso de paraquat no Brasil

Caso a agência não altere a data, produtores brasileiros não poderão utilizar o herbicida a partir de 22 de setembro deste ano. Setor teme prejuízos enormes

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reunirá nesta terça-feira, 18, em reunião ordinária pública via videoconferência, a partir das 9h. Entre os itens pautados para serem discutidos, está a alteração na data limite para uso de produtos com ingrediente ativo paraquat no Brasil, que está prevista atualmente para 22 de setembro de 2020.

A agência estava impedida em fazer alterações no prazo por conta de uma liminar da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. Porém, a medida foi derrubada no fim de julho pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que entendeu que a proibição concedida violou a “ordem pública, em sua vertente político-administrativa”.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), estudos da Embrapa indicam que os custos de produção podem dobrar caso o paraquat seja retirado do mercado sem que o agricultor tenha uma opção com eficiência e preço semelhantes.

Sair da versão mobile