Chuva perde força no Sudeste e temporais aumentam no Nordeste nesta 6ª Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva perde força no Sudeste e temporais aumentam no Nordeste nesta 6ª

Segundo a Somar Meteorologia, no Centro-Oeste a chuva acontece entre períodos de melhoria e a temperatura sobe; Norte tem muita chuva e o Sul, tempo seco

chuva
Veja se há previsão de chuva no seu estado. Foto: Pixabay

Sul

A maior parte da região tem tempo firme e apenas variação de nuvens, além de temperaturas subindo cada vez mais. Trata-se do fortalecimento de uma massa de ar seco, a partir de uma região de alta pressão atmosférica no Uruguai.

Assim, mais uma vez o dia começa com friozinho nos pontos mais altos, embora menos intenso do que o dia anterior. O sol e o tempo firme garantem a rápida elevação das temperaturas e, à tarde, o calor predomina. Nas áreas mais próximas da Argentina também tem declínio mais acentuado da umidade relativa do ar.

Somente entre o litoral do Paraná e o litoral norte catarinense é que tem garoa pela umidade do mar, com rajadas de vento moderadas.

Sudeste

A chuva vai perdendo força. Entre o interior de São Paulo e o oeste e o sul de Minas Gerais, o tempo fica completamente firme e ensolarado por causa do fortalecimento de uma massa de ar mais seco, que também garante maior amplitude térmica. O friozinho da manhã ocorre por causa da perda radiativa, mas o calor se faz presente nessas áreas. O tempo fica firme inclusive na capital paulista.

No Espírito Santo e leste mineiro, ainda tem previsão de chuva pesada com condição para transtornos pontuais, por causa de uma frente fria no oceano. Em outras áreas do Sudeste, o calor predomina e ocorrem chuvas de verão, que são mais isoladas e passageiras e atingem uma ou outra cidade.

Centro-Oeste

As condições pouco se alteram em relação ao dia anterior, com tempo firme em Mato Grosso do Sul e chuva em forma de pancadas entre períodos de melhoria em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás.

A diferença é que, como o corredor de umidade perdeu força, já não tem tempo fechado. Dessa maneira, as chuvas vêm entre períodos de melhoria e temperaturas elevadas durante a tarde. Atenção também ao declínio da umidade relativa do ar no período da tarde em Mato Grosso do Sul.

Nordeste

A condição para temporais aumenta entre o sul do Maranhão, do Piauí e no oeste e no extremo sul da Bahia. Isso acontece por causa da presença de uma frente fria no oceano na altura do Espírito Santo, e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

O tempo fica aberto, ensolarado e quente desde o agreste pernambucano até o nordeste da Bahia. Em outras áreas do Nordeste, as chuvas vêm mais isoladas, passageiras e com menor acumulado, após um dia quente. Por fim, ventos sopram moderados na costa nordestina.

Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue organizando muita chuva e tempo fechado no Amapá.

Há condição para chuvas em forma de pancadas com trovoadas no restante da região. Destaque para os acumulados expressivos no Amazonas, Pará, Amapá, leste do Acre e norte de Rondônia. Mesmo com as instabilidades, o tempo fica abafado.

Sair da versão mobile