Empresa quer ampliar capacidade de transporte ferroviário até Paranaguá Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Empresa quer ampliar capacidade de transporte ferroviário até Paranaguá

A Rumo tem um projeto de melhoria no traçado da Serra do Mar que permitirá o uso de locomotivas mais potentes e vagões maiores

Porto de Paranaguá
Fonte: Rodrigo Leal /Appa

A Rumo e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) planejam aumentar a capacidade de transporte de cargas por ferrovia até o porto paranaense. O uso de trens no porto cresceu 20% nos últimos quatro anos, de acordo com a Appa, e cerca de 10 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do terminal por trilhos em 2018.

A Rumo possui um projeto de melhoria no traçado da Serra do Mar que permitirá o uso de locomotivas mais potentes e vagões maiores, segundo nota da Appa. Na descida para Paranaguá, a curva na saída da Ponte São João já está em obras e será menos acentuada.

Além disso, as locomotivas serão substituídas por modelos mais modernos e com maior capacidade de tração na subida, conforme reportou a Rumo à Appa. “As locomotivas usadas hoje têm, em média, 35 anos. As novas conseguem carregar mais vagões, têm mais aderência, melhor frenagem e aceleração”, destacou na nota o diretor institucional da Rumo, Guilherme Penin.

No plano de expansão também está prevista a troca dos vagões que farão o transporte de grãos, com perspectiva de dobrar a capacidade por vagão e, assim, elevar o volume carregado por trem para até 8 mil toneladas. Atualmente, Paranaguá conta com 70 quilômetros de linhas férreas, dos quais 7,5 estão instalados no Corredor de Exportação do porto.

A capacidade de descarga férrea no terminal paranaense é de 32 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 1.785 vagões por dia, diz a Appa. Hoje, um único vagão pode transportar 45 toneladas de produtos, ou seja, cinco toneladas a mais do que um caminhão. Para carregar um navio, são necessários 1,5 mil vagões; pelo modal rodoviário, transportar o mesmo volume de carga exigiria 1,8 mil caminhões, segundo o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira Júnior.

Os principais produtos que chegam ao porto de Paranaguá por ferrovia são açúcar, milho, soja, farelos, óleos vegetais e fertilizantes, além de contêineres.

Ministério da Infraestrutura anuncia concessão de 3 ferrovias até 2020

Sair da versão mobile