Fed aumenta juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fed aumenta juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual

Depois desta alta e movimentos menores em maio e março, o Fed elevou a taxa básica em um total de 2,25 ponto neste ano

O Federal Reserve (o Banco Central norte-americano, Fed na sigla em inglês) elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira (27), em um esforço para esfriar a inflação mais intensa nos Estados Unidos desde a década de 1980, com “aumentos contínuos” nos custos de empréstimos ainda por vir apesar da desaceleração da economia.

“A inflação continua elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões de preços mais amplas”, disse o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) ao elevar a taxa referencial a um intervalo entre 2,25% e 2,50%, em votação unânime.

O Fomc acrescentou que segue “altamente atento” aos riscos de inflação.

Mas, embora a geração de empregos tenha permanecido “robusta”, as autoridades observaram no novo comunicado de política monetária que “os indicadores recentes de gastos e produção abrandaram”, um aceno para o fato de que o ciclo agressivo de aumentos dos juros que têm colocado em prática desde março está começando a pesar.

Depois de uma alta de 0,75 ponto percentual no mês passado e movimentos menores em maio e março, o Fed elevou a taxa básica em um total de 2,25 ponto neste ano, conforme luta contra uma explosão de inflação como a vista na década de 1980 com uma política monetária ao estilo da época.

A taxa de juros está agora no nível que a maioria das autoridades considera ter um impacto econômico neutro, marcando o fim dos esforços da era da pandemia para incentivar os gastos das famílias e das empresas com dinheiro.

O comunicado deu pouca orientação explícita sobre quais passos o Fed pode tomar em seguida, decisão que dependerá bastante de os próximos números econômicos mostrarem ou não que a inflação começou a desacelerar.

Com os dados mais recentes mostrando que os preços ao consumidor subiram a uma taxa anual de mais de 9%, investidores esperam que o banco central dos EUA eleve a taxa básica de juros em pelo menos 0,50 ponto percentual em sua reunião de setembro.

O chair do Fed, Jerome Powell, pode fornecer mais detalhes em coletiva de imprensa a partir de 15h30 (horário de Brasília).

Sair da versão mobile