Há espaço para alíquota de 20% para agro, diz vice-presidente da FPA no Senado Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Há espaço para alíquota de 20% para agro, diz vice-presidente da FPA no Senado

O setor defende, ainda, um ajuste no Artigo 20 da reforma, que cria uma nova contribuição sobre o setor primário - o que inclui agronegócio, mineração e petróleo

O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, senador Zequinha Marinho (Podemos/PA), avalia que há espaço para a adoção de uma alíquota de 20% para insumos e produtos agropecuários ante a alíquota referência durante a tramitação da reforma tributária na Casa.

“Com certeza, tem espaço. Vai depender dos entendimentos do relator, lideranças do governo, das negociações e entendimento”, disse Zequinha a jornalistas após reunião de senadores da bancada ruralista na Casa sobre a reforma tributária. Estava prevista a participação do relator senador Eduardo Braga (MDB-AM) na reunião, mas ele não compareceu.

Na avaliação do senador, a redução de 80% na alíquota para o setor em relação ao padrão vai aliviar a carga tributária para o contribuinte final. “Considerando o regime especial, o imposto hoje é de 60%, se passar para 80% alivia a questão do contribuinte”, afirmou.

O senador disse que o setor produtivo quer ampliar o teto de faturamento de produtores que ficarão desobrigados a aderir ao regime do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) de R$ 3,6 milhões por ano aprovado na Câmara dos Deputados para R$ 4,8 milhões para receita anual.

“É importante ficar fora da tributação porque o produto (insumo) e muito caro a fim de que possa gerar dar condições dele produzir para arrecadar melhor”, acrescentou Zequinha.

O setor defende, ainda, um ajuste no Artigo 20 da reforma, que cria uma nova contribuição sobre o setor primário – o que inclui agronegócio, mineração e petróleo.

“Não seria a derrubada, mas uma melhoria da redação daqueles pontos que precisam ser trabalhados. O Senado é a Casa revisora e cabe a nós o esclarecimento quanto à PEC. Os desdobramentos virão em leis complementares”, completou. “Queremos manter os pontos conquistados na Câmara e a PEC 46 será pensada junto com o relator à PEC45.”

De acordo com o vice-presidente da FPA, a bancada ruralista no Senado buscará um novo encontro com o relator do projeto.

Sair da versão mobile