Minas Gerais lidera ranking de candidatos ligados ao agro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Eleições

Minas Gerais lidera ranking de candidatos ligados ao agro

Estado conta com mais de 50 postulantes a cargos públicos com atividades vinculadas ao meio rural

Minas Gerais é a unidade federativa que conta com o maior número de candidatos ligados ao agro no pleito deste ano. Dos 696 profissionais do setor que pediram registro de candidatura à Justiça Eleitoral, 51 têm como domicílio eleitoral o estado do Sudeste.

Depois de Minas Gerais, o estado com mais candidatos com ocupação relacionada à agropecuária é um representante da região Norte: o Pará, com 49. O top cinco se completa com mais um nortista, um nordestino e um sulista: Rondônia (48), Bahia (45) e Paraná (42).

Líder no país em Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mato Grosso fica fora até do top 10 quando o assunto é candidatos nas eleições de 2022 com profissões relacionadas ao setor. Com 19 candidatos, o estado do Centro-Oeste ocupa somente a 17ª posição.

“O agro está no Pará, está em Rondônia, em diversas culturas, e é importante ele estar representado [na política]” — Leandro Consentino

“A percepção virtuosa do agro estar começando a se assumir não está restrita aos grandes centros produtores. E também tem a ver com as novas fronteiras agrícolas que o Brasil vem observando. O agro está no Pará, está em Rondônia, em diversas culturas, e é importante ele estar representado [na política]”, afirma o professor do Insper e cientista político Leandro Consentino.

Minas Gerais e o agro nas eleições 2022

agro nas eleições 2022 - candidatos por estado - minas gerais mg em destaque - wikipédia
Foto: Wikipédia

O ranking completo das unidades federativas com mais candidatos ligados ao agro e outras informações a respeito — como a divisão de políticos do setor por partidos e os cargos em disputa por agricultores, pecuaristas e outras profissões do segmento — estão em reportagem especial produzida pelo Canal Rural sobre o setor ter “acordado” para a política.

Agro ‘acorda’ para a política e amplia número de candidatos

Sair da versão mobile