Plantio do milho no Rio Grande do Sul avança mesmo com chuva intensa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio do milho no Rio Grande do Sul avança mesmo com chuva intensa

Segundo a Emater, trabalhos de campo no estado atingiram 42% da área

Milho
Foto: Pixabay

O plantio do milho na safra 2018/2019 no Rio Grande do Sul alcançou 42% da área. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS), apesar das chuvas intensas que atingiram algumas áreas, a semeadura da cultura avançou.

A entidade informou ainda que as lavouras do cereal implantadas no início de agosto já estão recebendo adubação nitrogenada de cobertura e o controle de ervas daninhas foi intensificado.

Arroz

Ao contrário do milho, as chuvas que atingiram o estado prejudicaram o preparo das lavouras de arroz para a próxima safra. Em alguns locais, será necessário um período maior sem chuvas para ser possível iniciar o preparo das lavouras.

Apesar do excesso de umidade no solo, alguns produtores da fronteira oeste já fizeram a dessecação das áreas. Em Itaqui, Maçambará e São Borja, já teve início o plantio de algumas poucas áreas. Nas demais regiões, a semeadura da próxima safra deverá se intensificar a partir de 10 de outubro.

Trigo

Atualmente, o trigo encontra-se com 10% da área em desenvolvimento vegetativo, 34% em floração, 52% em enchimento de grãos e 4% em processo de maturação.
No momento, a maior preocupação dos triticultores é com a possível incidência de doenças fúngicas. Assim, o monitoramento deverá ser intensificado, pois o trigo está numa das fases mais importantes do ciclo, de floração e formação de grãos.

Caso as doenças não sejam controladas em tempo oportuno e de maneira adequada, poderá haver queda na qualidade e produtividade das lavouras. Por ora, a produtividade média apontada pelos técnicos segue ao redor dos 3 mil quilos por hectare.

Sair da versão mobile