Projetos de requalificação do aeroporto de Barreiras estão em andamento Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SERÁ QUE AGORA VAI?

Projetos de requalificação do aeroporto de Barreiras estão em andamento

Segundo secretaria de infraestrutura do estado, previsão é de que projeto seja enviado para nova análise da SAC ainda neste mês de agosto

O governo da Bahia, informou na tarde desta segunda-feira (14), que os projetos para a requalificação do Aeroporto de Barreiras estão sendo elaborados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) com as adequações e complementações solicitadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), cumprindo critérios da nova legislação e do novo manual aeroportuário. 

O investimento previsto para a obra é de R$ 100 milhões com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, assinado na última sexta-feira (11).  

Atualmente as adequações e complementações do projeto de requalificação e ampliação da pista de pouso e decolagem para 1.960 metros, pátio de aeronaves e Taxiway estão em andamento. A previsão é de que o projeto seja enviado para nova análise da SAC ainda neste mês de agosto.  

Os outros projetos em andamento no Aeroporto de Barreiras, (do novo terminal de passageiros de 2.500 m² e equipamentos de sinalização) serão entregues até o final de setembro para análise da SAC. A previsão é de que as licitações das obras sejam publicadas ainda este ano.  

De acordo com Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de transporte da Seinfra, o termo de compromisso foi assinado entre a Seinfra e a Secretaria de Aviação Civil em dezembro de 2018, mas somente agora em 2023, o projeto apresentado está em análise.

“O projeto vai atender o novo manual aeroportuário em vigor a  partir de novembro de 2020, e após as devidas aprovações, será licitada a obra com investimento previsto em R$ 95 milhões ainda este ano para atender a demanda do desenvolvimento crescente do agronegócio regional e de Barreiras como centro de serviço”. -Saulo Pontes, superintendente de infraestrutura e transporte da Seinfra.

Obra de longa data

Roberto de Carvalho, secretário de indústrias, comércio e serviços de Barreiras, informou em entrevista ao Canal Rural, que o munícipio já espera pela execução dos projetos há mais de 17 anos e que os problemas com logística atrapalham o desenvolvimento econômico da capital do oeste baiano.

De acordo com o censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barreiras, distante 90 km de Luis Eduardo Magalhães, chegou a quase 160 mil habitantes (159.743), o que representa um aumento de 16,24% em comparação com o censo de 2010.

No mesmo período, LEM, cresceu nos últimos 12 anos, 79,5% em número de moradores – um total de 47.804 habitantes a mais, ultrapassando a marca de 100 mil habitantes (107.909).

Mais obras do PAC

Entre as obras para a Bahia, anunciadas pelo governo federal, estão as duplicações de rodovias e estradas em todo estado, além de construções de moradias do projeto Minha Casa Minha Vida, construção de barragens e verbas para obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol):

  • Duplicação das BR-101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana; 116, de Serrinha a Feira de Santana; 242, de Barreiras a Luís Eduardo Magalhães;
  • Contorno Norte de Feira de Santana;
  • Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL);
  • Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio;
  • Barragens em Catolé, Morrinhos, Baraúnas e Rio da Caixa; a Adutora da Fé.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile