Trovoadas marcam o início da semana; veja a previsão do tempo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Semana vai começar com tempestades, trovoadas, frente fria e granizo

Início da última semana do inverno será marcado por condições climáticas adversas

O primeiro dia útil da última semana do inverno deste ano no hemisfério sul será marcado por condições climáticas adversas. De acordo com a previsão da Climatempo, a segunda-feira (19) contará com tempestades, trovoadas, risco de queda de granizo e passagem de uma nova frente fria.

Tempestades estão previstas apenas para o norte gaúcho. Chuvas acompanhadas por trovoadas devem ocorrer em áreas de três das cinco regiões geográficas do país: Sul, Sudeste e  Norte.

Para o Centro-Oeste, o destaque meteorológico é a chance de registro de queda de granizo. O Nordeste, assim como o Sul do país, terá de encarar a chegada de mais uma frente fria.

Segunda-feira (19) com frio e trovoadas

frio, frente fria
Foto: Marleno Muniz/Governo de Urupema-SC

Veja, a seguir, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões do país. As informações são da Climatempo e válidas somente para segunda-feira (19).

  • Sul

Chove em praticamente toda a região devido à aproximação de instabilidades associadas à uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do Paraná. O tempo é chuvoso e com tempestades no norte do Rio Grande do Sul, meio oeste de Santa Catarina e sudoeste paranaense.

Nas demais áreas, as pancadas de chuva vêm acompanhadas de trovoadas e chuva volumosa. Na Campanha Gaúcha o tempo ainda é firme, mas uma frente fria já se aproxima do estado.

  • Sudeste

A chuva retorna em praticamente todo o estado de São Paulo, acompanhada de trovoadas isoladas. Também chove no Triângulo Mineiro e no oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas da região há bastante variação de nebulosidade, mas sem chuvas. As temperaturas são elevadas em todo o Sudeste.

  • Centro-Oeste

Chove em praticamente toda a região. Os acumulados no norte e na região central de Mato Grosso são elevados, assim como em Mato Grosso do Sul. Isso ocorre devido à formação de sistema de baixa pressão sobre o Paraguai. Há alertas para tempo severo, queda de granizo e temporais.

Foto: Edson Campos/divulgação

Em Goiás, a chuva pode ocorrer bem isolada e pontual. Rajadas de vento de moderada intensidade atingem a região, com velocidade acima de 50 quilômetros por hora.

  • Nordeste

Com a frente fria se aproximando da costa nordestina, a chuva aumenta entre Salvador e Alagoas, podendo vir acompanhada de descargas elétricas e picos de intensidade, inclusive na capital baiana.

A chuva ocorre de forma mais isolada e pontual entre Pernambuco, Rio Grande do Norte e a costa norte nordestina. O interior permanece com tempo seco e temperaturas elevadas.

  • Norte

A chuva retorna ao Acre, a Rondônia e a parte do Tocantins. Acompanhada de trovoadas, ela será concentrada no período da tarde. Os acumulados podem ser elevados no sudoeste do Pará e norte do Amazonas, com possibilidade de queda de granizo.

Entre o leste e norte paraense, o Amapá e o norte do Tocantins o tempo é firme e seco, o sol brilha entre algumas nuvens no céu.

Sair da versão mobile