Tereza Cristina vai ao Canadá para tentar garantir suprimento de fertilizante Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Tereza Cristina vai ao Canadá para tentar garantir suprimento de fertilizante

Ministra afirmou nesta quarta-feira que irá ao país por volta do dia 12 de março, para evitar eventual falta do insumo em função do conflito entre Rússia e Ucrânia

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quarta-feira (2) que irá ao Canadá “depois do dia 12” de março para negociar a compra de fertilizantes. Em entrevista ao canal de notícias CNN, ela afirmou que o país norte-americano já havia acenado com a possibilidade de ampliar a oferta de potássio ao Brasil em ocasiões anteriores.

“Estamos indo lá para conversar com o Canadá [sobre o assunto, pois] fizeram a promessa de que aumentariam [as entregas]”, disse a ministra.

O objetivo da viagem é evitar uma eventual falta do produto no mercado brasileiro, em função do conflito entre Rússia e Ucrânia. A Rússia é a maior produtora de potássio do mundo e o mais importante fornecedor do insumo para o Brasil, juntamente com Belarus, país sobre o qual também pesam restrições econômicas.

Tereza Cristina também salientou que não há preocupação imediata com o abastecimento de adubo no mercado interno, pois a safrinha de milho já está plantada. “Temos um estoque de passagem [de fertilizantes] que dá para chegar até outubro. Precisamos de um pouco mais daí para a frente”, disse.

Ela lembrou ainda que não há confirmação de suspensões de entregas de adubos. “Há uma notícia correndo de que tinham sido suspensos os embarques ao Brasil. O governo não compra adubo, é a iniciativa privada que faz isso. E o presidente da Anda [Associação Nacional para a Difusão de Adubos, que representa o setor] não tem essa informação”, afirmou a ministra.

Tereza Cristina
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Foto: Guilherme Martimon/Mapa
Sair da versão mobile