Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Eleições

Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania

Saiba onde cada candidato venceu. Resultados oficiais serão divulgados a partir das 17h (horário de Brasília)

entrevista-bolsonaro-lula
Bolsonaro (PL) e Lula (PT) em disputa para presidente. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Enquanto no Brasil as urnas ainda nem haviam sido abertas, a votação para presidente em países como Austrália, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia já estavam encerradas. E o Canal Rural divulgará os resultados para o cargo mais alto da nação e também para governadores em tempo real.

A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Veja os resultados em alguns países

  • Coreia do Sul: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 126 votos, contra 70 de Jair Bolsonaro (PL)
  • Austrália: Lula foi mais votado, com 2970 votos, contra 1688 do atual presidente
  • Nova Zelândia: Lula também venceu, com 353 votos. Bolsonaro ficou com 132
  • Japão: Bolsonaro ficou com 84% dos votos, cerca de 3,4 mil.
  • Cingapura: o presidente também ganhou, com 230 votos, contra 123 para Lula
  • Indonésia: o atual mandatário foi o vencedor com 32 votos, contra 15 para o candidato do PT

Estes números são boletins de urnas, ou seja, números ainda não oficiais, colhidos a partir de folhas impressas anexadas no encerramento de cada sessão eleitoral. Os dados consolidados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral a partir das 17h.

Como foi a eleição para presidente no primeiro turno pelo mundo?

No primeiro turno das eleições presidenciais, Lula somou 138 mil votos no exterior, o que representava 47% de apoio. Já Bolsonaro ficou com 41%, com 122 mil votos.

Em 2022, houve a maior participação da história de brasileiros que estão em outros países. Ao todo, estão inscritos quase 700 mil brasileiros para votar, um aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores em 2018 e o dobro do registrado em 2014.

Ocorrências durante a votação

De acordo com o desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, até o momento poucas ocorrências foram registradas: uma urna eletrônica precisou ser substituída por uma de lona em Wellington, capital da Nova Zelândia, e uma mesária foi afastada em Istambul, na Turquia, após dar orientações erradas a uma eleitora deficiente visual.

Neste ano, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras.

Sair da versão mobile