Governo de MG entrega mais de 3 mil títulos de propriedade rural desde 2019 Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Governo de MG entrega mais de 3 mil títulos de propriedade rural desde 2019

São 3054 títulos entregues na região norte do estado nos últimos 4 anos

Entrega de títulos de propriedade rural em Montezuma
Foto: Diego Vargas/Seapa-MG

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou 198 títulos de propriedade rural no norte do estado na última terça-feira (3) em cerimônia no município de Montezuma. Ao todo, foram entregues 3.054 documentos na região desde 2019.

O movimento do governo faz parte de uma série de ações do Programa de Regularização Fundiária na região do Alto Rio Pardo. Além da entrega em Montezuma, em agosto a Seapa cedeu 92 títulos de propriedade rural em Rio Pardo de Minas, cerca de 670 km de Belo Horizonte.

A expectativa é que o governo emita 1,8 mil títulos de propriedade rural em 2023, que já totaliza 1386 documentos entregues em todo o estado.

O programa acabou estagnando por conta da Operação Grilo, deflagrada pela Polícia Federal, que paralisou as ações na região norte do estado entre os anos de 2011 e 2022. As atividades foram retomadas após acordo entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O governo destacou as vantagens de deter o título de propriedade rural, como empréstimos e inclusão em políticas publicadas do estado.

“A posse do título e o registro da sua propriedade são muito importantes para as pessoas. Com o documento em mãos, elas alcançam a segurança jurídica em relação à propriedade do imóvel, além de ter acesso às diversas políticas públicas, como as linhas de crédito específicas para a agricultura familiar”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

“Com esse recurso, ele pode investir na propriedade, expandir seu negócio, aumentar a renda da família e gerar mais empregos. O governo do estado cumpre o seu papel e a meta é expandirmos ainda mais as ações”, conclui Fernandes.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile