Litoral de São Paulo vai ganhar primeiro túnel imerso da América Latina

LOGÍSTICA

Litoral de São Paulo vai ganhar primeiro túnel imerso da América Latina

Ligação entre os municípios de Santos e Guarujá terá 870 metros por baixo do canal portuário

Santos
Foto: Prefeitura de Santos

O governo federal e o governo do estado de São Paulo anunciaram nesta sexta-feira (2) o lançamento do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, que será executado por meio de parceria público-privada (PPP) e investimento de R$ 5,9 bilhões.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Tarcísio de Freitas durante a comemoração dos 132 anos do Porto de Santos.

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões em investimento dividido igualmente entre o governo estadual e a União, além da participação da iniciativa privada.

Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

Túnel imerso

O túnel imerso do litoral paulista será o primeiro do tipo na América Latina. O projeto prevê a ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá, com extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário, a uma profundidade de 21 metros. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao veículo leve sobre trilhos (VLT).

O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.

De acordo com informativo do governo de São Paulo, o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

Diariamente, o túnel vai beneficiar cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono, afirma o governo.

132 anos do Porto de Santos

O presidente e o governador de São Paulo também participaram de solenidade em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. Considerado o maior do Hemisfério Sul — responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil —, o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.

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