Famato cobra agilidade na implantação de ferrovia em Mato Grosso Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Famato cobra agilidade na implantação de ferrovia em Mato Grosso

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis até Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, acompanhou a cerimônia de assinatura do contrato de adesão com a Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 km da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Os eventos aconteceram na segunda-feira, 20, em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis até Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se na malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com 100% dos recursos da empresa Rumo Logística, sob regime de autorização, e não concessão. Com isso, a construção se torna totalmente privada, sem aportes ou compartilhamento de riscos com o estado.. Além da construção e operação, o contrato prevê a conservação da ferrovia por 45 anos, prorrogáveis por mais 45.

Para Normando Corral, a chegada da ferrovia vai otimizar o transporte dos produtos de Mato Grosso. “Temos esperança de que a ferrovia realmente aconteça, e que seja rápido porque a produção está aí. Em países desenvolvidos os modais de transporte chegam primeiro e depois incentivam a produção. Aqui acontece ao contrário, temos a produção e não temos diversificação de modais de transportes”, disse Corral.

ferrovia fiol
Foto: Beth Santos/Secretaria Geral da Presidência da República

O presidente falou também sobre a importância de o modal chegar até Cuiabá. “A vinda da ferrovia para Cuiabá é fundamental. Na capital e em seu entorno vive um terço da população do estado, portanto há uma grande demanda de cargas tendo como única opção de transporte o modal rodoviário”, pontuou.

O Mato Grosso é o maior produtor de milho e soja.

 

Sair da versão mobile