Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EM SETEMBRO

Inflação dos alimentos recua pelo quarto mês seguido, aponta IBGE

Movimento é reflexo do aumento da oferta de alimentos in natura, como frutas e legumes

alimentos em feira livre
Foto: Motion Array

O grupo Alimentação e Bebidas registrou nova queda em setembro, acumulando quatro meses consecutivos de recuo no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De junho a setembro, a redução foi de 1,17%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Oferta maior pressiona preços

De acordo com o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, o movimento reflete o aumento da oferta de alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras. “A maior disponibilidade desses produtos tem ajudado a reduzir os preços da alimentação no domicílio”, explicou.

Mesmo assim, Gonçalves destacou que o ritmo de queda tem diminuído. “A oferta continua alta, mas já não tão abundante como antes. Isso faz com que alguns itens comecem a reagir, embora a variação geral ainda seja negativa”, completou.

Em setembro, o grupo Alimentação e Bebidas caiu 0,26%, após recuo de 0,46% em agosto. A variação contribuiu com -0,06 ponto percentual para a taxa de inflação de 0,48% registrada no mês.

Itens com maior e menor variação

No consumo doméstico, a queda foi puxada por produtos básicos. Tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata-inglesa (-8,55%) e arroz (-2,14%) registraram as maiores reduções. As carnes também recuaram 0,12%, enquanto o café caiu 0,06%, marcando o terceiro mês seguido de baixa.

Por outro lado, frutas (2,40%) e óleo de soja (3,57%) subiram, o que limitou parte da deflação do grupo.

Alimentação fora de casa sobe

Os preços da alimentação fora do domicílio avançaram 0,11% em setembro. As refeições fora de casa caíram 0,16%, mas os lanches subiram 0,53%. Para o IBGE, a maior oferta de produtos alimentícios tem contribuído para conter o aumento de preços também nesse segmento.

Sair da versão mobile