'Situação crítica', diz especialista sobre comprometimento do seguro rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

'Situação crítica', diz especialista sobre comprometimento do seguro rural

Cerca de 80% dos recursos previstos para o programa de subvenção ao prêmio do seguro rural deste ano já estão comprometidos

Cerca de 80% dos recursos previstos para o programa de subvenção ao prêmio do seguro rural deste ano já estão comprometidos. A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que os R$ 990 milhões disponíveis terminem antes da primeira semana de agosto. A informação foi confirmada ao Broadcast pelo diretor do departamento de risco rural da pasta, Pedro Loyola. O ministério espera uma suplementação de R$ 710 milhões de reais, que deve ser discutida em reunião na próxima semana. Diante de tal situação, a especialista Barbara Amans, da Wit Insurance, foi enfática: “situação crítica”.

Barbara falou sobre o assunto seguro rural — e o atual comprometimento — em entrevista ao Canal Rural. Ela participou, ao vivo, da edição desta quinta-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.  “O produtor que ainda não contratou [o seguro] vai ficar sem a apólice de seguro, que é o único plano B que ele possui, ou vai contratar um valor inferior ao que ele realmente investiu”, afirmou ao ser questionada pela apresentadora Pryscilla Paiva. “O produtor rural deve ter mente organização e planejamento financeiro”, prosseguiu a entrevistada. “Assim, ele não sente tanto os impactos do mercado e essas oscilações”, complementou.

Para a executiva da Wit Insurance, os produtores rurais enfrentam, infelizmente, problemas que vão além do “risco climático”. “A gente vem se deparando com novas formas de impacto direto ao produtor rural: oferta e demanda de fertilizantes, aumento do dólar”, exemplificou Barbara. “Tudo isso impacta no custo final que o produtor tem para fechar a conta”, atentou-se.

Seguro rural: dicas de Barbara Amans

A entrevista concedida ao Canal Rural também serviu para Barbara Amans apresentar duas sugestões caso o valor de subvenção do seguro rural não aumente. De acordo com ela, o produtor rural precisa:

  • Buscar consultoria e corretagem de seguro especializados no agronegócio;
  • Pesquisar por produtos mais aderentes à produção rural específica e, assim, evitar gastar mais do que deveria com seguro rural.

Seguro rural: comentário de Miguel Daoud

O tema seguro rural também rendeu comentário de Miguel Daoud. Confira abaixo:

Sair da versão mobile