Exportação de soja não deve ser afetada pelo coronavírus, diz analista Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Exportação de soja não deve ser afetada pelo coronavírus, diz analista

Investidores temem que o surto da doença obrigue a China a revisar seus contratos de compra com o Brasil

O governo da China confirmou a morte de 106 pessoas por conta do coronavírus. Além de 4.630 casos registrados no país asiático, outros 52 estão sendo investigados em outros países. Para o agronegócio brasileiro, a grande preocupação é que a doença desacelere a economia chinesa e leve o país a revisar seus contratos de importação.

O analista Luiz Fernando Gutierrez, da Safras & Mercado, afirma que não estão previstos grandes impactos para o mercado de soja. Segundo ele, é uma “commodity inelástica”, ou seja, a China não deve parar de comprar e se diminuir não será significativamente.

Para o comentarista Miguel Daoud, caso a China compre menos, os preços devem cair imediatamente e os produtores não estão prontos para lidar com essa situação. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) , Bartolomeu Braz, não acredita em grandes problemas. “As negociações consolidadas agora foram feitas até um ano atrás. Claro, se começar a avançar, pode afetar, mas não por enquanto”, diz.

Sair da versão mobile